quarta-feira, 14 de março de 2012

Tempo de Caminho

Em Dezembro, celebrámos o nascimento de Jesus, início de todo o nosso processo de salvação. Caminhamos agora, no correr do calendário, para a Páscoa, celebração da Ressurreição de Jesus, a Sua vitória sobre a Morte, levando à humanidade salvação e a libertação do pecado.
A celebração da libertação do Egipto, festejada pelo povo de Israel mas também e ainda a celebração da liberdade que nos foi dada por Deus, através de Seu filho. É, pois, um tempo em que estamos alegremente ansiosos pela celebração que se aproxima, qual expectativa de crianças em véspera de festa.
Mas, estes dias que separam o Carnaval da Páscoa, não deixam de ser um mês de preparação e um caminho de purificação.
Também Jesus, depois de receber o espírito, através do baptismo por seu primo João (Mts 3: 13-17), e antes de nos revelar a salvação, passou 40 dias e 40 noites no deserto, onde jejuou e venceu as tentações do diabo, preparando-se para a Sua missão (Mts. 4: 1-11).
Tomando a Jesus como nosso modelo de cristãos evangélicos, e à Sua semelhança, este é, igualmente, um tempo em que podemos jejuar. Sobretudo, mais do que jejuar na alimentação, jejuar do mundo e das suas tentações de vida fácil e do consumismo, resultado da exploração do homem pelo homem, de vidas sem Deus.
Jejuar das nossas comodidades para, por um lado, melhor apreciarmos as graças que Deus derrama sobre quem está com Ele, seguindo a Sua Palavra e cumprindo a Sua Vontade, e pelo outro, ser um exercício de renúncia em favor do próximo,  repartindo com ele, alegre e generosamente, aquilo de que nos privamos na nossa abundância, sobretudo agora em tempos de crise, onde se impõe, mais do que nunca, o amor pelos que sofrem, lembrando que Deus, rico em misericórdia, poderosamente faz abundar em cada um de nós segundo as nossas boas obras (2 Cor. 9 :8-9).
Jejuar, ainda, dos "esquemas" de enriquecimento rápido com que tantas vezes somos tentados, esquecendo o lema do Salmo 128: "Em Deus, vivendo do nosso trabalho". Porque em preparação para a celebração da Páscoa, é tempo de olharmos para dentro de nós mesmos e atiçarmos a nossa consciência, iluminados pelo Espírito Santo.
É um tempo rico para, em quebrantamento, fazermos um vazio nos nossos corações, afim de permitirmos que Deus os encha com a Sua presença, afastando de nós tudo o que nos afasta d'Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário