terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um odiado cobrador de impostos...

O encontro do chefe dos publicanos, Zaqueu, com Jesus (Lucas 9:1-10) reveste-se de um interesse profundo para os cristãos, como exemplo de obediência, de alegria, generosidade e, finalmente, de esperança.
Zaqueu é um cobrador de impostos, ainda por cima para o Império Romano, o ocupante de Israel, e, como tal, pertence ao lado menos amigável do sistema. Pelo que o apostolo nos diz e pelas referências históricas sobre esta classe, Zaqueu deve ter sido um homem que vivia, pelo menos, confortável economicamente.
Escola de pintura grega-ortodoxa

Jesus vê Zaqueu empoleirado na árvore e ordena-lhe que desça sem demora, porque irá ficar em sua casa. E diz o apóstolo que o publicano apressou-se a descer da árvore e recebeu a Jesus com todo o gosto. Zaqueu como chefe dos cobradores de impostos é um homem habituado a exercer a autoridade que lhe advém do cargo. E, todavia, não hesita na humildade de obedecer a Jesus: é presto a descer da árvore e a recebê-l'O na sua casa. Mas Lucas refere também que Zaqueu foi mais além da obediência humilde, quase servil: recebeu gostoso a Jesus.
Gostoso. Esta a palavra-chave: quem está gostoso tem alegria no seu coração, sente-se feliz. Zaqueu recebe a Jesus em sua casa com alegria e prazer. Como publicano é considerado pelos outros judeus como um pecador a ser evitado, com quem os fariseus se recusam a comer junto. Desprezado por uns e certamente não muito amado pelos outros. E com este auto-convite de Jesus, não se aborrece pela insolência, não o "desce, posso hoje ficar em tua casa?", mas logo o "desce, que hoje convém-me ficar em tua casa", assim sem hipótese de objecção. Mas Zaqueu não se aborrece, bem pelo contrário, alvoroça-se de Jesus ir ficar em sua casa, não por escolha dele, mas por escolha do próprio Jesus. E sente-se honrado.
"Zaqueu desce, porque convém-me ficar em tua casa", Este convite que tantas vezes Jesus faz ao Zaqueu que habita dentro de nós. E responderemos nós com a mesma alegria e prontidão com que este homem se preparou para receber a Jesus em sua casa?
Zaqueu está gostoso, feliz, porque Jesus dirigiu o Seu olhar, o distingui-o de entre a multidão. E pleno deste gozo pela presença e distinção do Filho de Deus, é generoso, sem olhar para trás, sem regatear, sem temer. (Lucas 19:8). De novo um exemplo para cada um de nós.
Este homem, em vez de se revoltar contra a murmuração do mundo, o desprezo deste por si, torna-se, pela graça da presença de Jesus, generoso, não só nos seus bens mas, sobretudo, na sua atitude, ao pedir perdão e querer restabelecer a justiça, devolvendo quatro vezes mais a quem, eventualmente, defraudou.
É um momento de glória na vida deste homem, não glória mundana, mas glória divina (Salmo 23). E é nesta luz de glória que Jesus diz que a salvação entrou na casa de Zaqueu. Que a salvação entra em cada um de nós, quando aceitamos a Jesus, cumprindo-se a promessa de que o Filho de Deus veio para salvar os que estavam perdidos (Lucas9:10)

Sem comentários:

Enviar um comentário